A lendária vida de Pelé: do primeiro gol pela seleção à amizade com Maradona

A lendária vida de Pelé: do primeiro gol pela seleção à amizade com Maradona
A morte do jogador de futebol Pelé
15:13, 21 March 2024
191
0
Em 1956, Valdemar De Brito, ex-futebolista brasileiro, trouxe um menino de 15 anos ao Santos para processá-lo - ele cuidava dele no time amador que treinava. Valdemar disse imediatamente que “será o melhor jogador de futebol da história”.

Sim, foi Pelé. O técnico do Santos também ficou impressionado com o garoto durante a manifestação e logo o contrataram.

7 de julho de 1957. O Brasil enfrentará a Argentina no Maracanã. Pelé entrou como reserva no segundo tempo e marcou um gol. Na época, ele tinha apenas 16 anos – ainda é o artilheiro mais jovem da história da Seleção Brasileira.
Três dias depois, Pelé marcou novamente contra a Argentina – o segundo jogo de uma Copa Rock de dois jogos. Se os brasileiros perderam o primeiro jogo com o placar de 1 a 2, venceram a partida de volta com o placar de 2 a 0. Assim, Pelé conquistou seu primeiro título pela Seleção.
Os jornalistas imediatamente o chamaram de a nova esperança do Brasil e argumentaram que ele deveria ser levado à Copa do Mundo de 1958. O técnico Silvio Pirillo não resistiu. Pelé foi para a Suécia com a seleção nacional.
Embora Pelé tenha ficado no banco nas duas primeiras partidas da Copa do Mundo, ele foi titular na terceira, contra a URSS. Primeiro jogo - Primeiros socorros em Wawa. O parceiro de ataque marcou um duplo.

Nos playoffs, Pelé já foi titular e marcou o gol da vitória contra o País de Gales. Então ele tinha apenas 17 anos e 239 dias. Pelé ainda é o jogador mais jovem a marcar um gol em uma Copa do Mundo. Meia final – e um hat-trick contra a seleção francesa com o grande Juste Fontaine. Carta da manga! Em 17 anos! Nas semifinais do campeonato mundial! Pelé marcou dois gols na final contra a Suécia. O Brasil venceu por 5 a 2 e Pelé sagrou-se campeão mundial pela primeira vez.


Os gigantes europeus também vieram em busca da estrela da Copa do Mundo. O clube mais próximo de transferir Pelé foi o Inter em 1958. Mais tarde, eles até chegaram a um acordo, mas o presidente do Inter, Angelo Moratti, literalmente teve que rasgar o jornal enquanto os torcedores do Santos se revoltavam contra a saída de Pelé.

Em 1961, o governo brasileiro reconheceu oficialmente Pelé como tesouro nacional - sua venda para clubes estrangeiros foi proibida. A época de ouro de Santos começou no início da década de 1960. O clube conquistou 5 campeonatos brasileiros consecutivos, 2 Copas Libertadores, 2 Copas Intercontinentais.

Uma das melhores partidas da carreira de Pelé foi na Copa Intercontinental de 1962, contra o Benfica. Em Lisboa, o brasileiro marcou três gols e o Santos venceu por 5 a 2. Embora os portugueses tivessem Eusébio.

O Santos percorreu a América do Sul e a Europa, onde Pelé foi aplaudido de pé nos estádios do Barcelona, ​​Inter e Real Madrid. Mas o Mundial ainda trouxe a fama principal ao atacante brasileiro.
Pelé foi à Copa do Mundo de 1962 como o melhor jogador de futebol do mundo. Em sua primeira partida contra o México, ele fez um gol e uma assistência. Mas ele já se machucou no jogo contra a Tchecoslováquia, na segunda rodada. Sem Pelé, Garrincha levou o time ao campeonato. Porém, após disputar duas partidas no torneio, Pelé conquistou seu bicampeonato. Entre as Copas do Mundo, Pelé continuou marcando pelo Santos. Uma vez que chegou a marcar 8 gols em um jogo - o Botafogo de Ribeirão Prato fez história.
Em 1966, o Brasil voltou a ser o principal favorito da Copa do Mundo. Garrincha e Pelé estavam lá. No primeiro jogo, Pelé marcou de falta contra a Bulgária, mas se machucou - seus adversários incomodavam constantemente o craque. Pelé perdeu a segunda rodada devido a lesão.
Os dez primeiros colocados do time voltaram à escalação na terceira rodada, com os brasileiros sem Pelé perdendo por 1 a 3 para a Hungria – enfrentando os portugueses para sair do grupo. Perdemos por 1:3 com a dobradinha do Eusébio. Os zagueiros portugueses derrubaram Pelé sem piedade, o brasileiro até foi expulso, mas voltou.



Esta foi a única derrota de Pelé na Copa do Mundo. Emocionado, o rei do futebol até encerrou a carreira na seleção - não queria mais disputar a Copa do Mundo.

“Provavelmente não irei ao campeonato mundial no México. Eu sempre me machuquei neles. Eu me machuquei nos três torneios. "Sim, ganhei dois troféus, mas não tive sorte."


Em 1969, Pelé marcou seu milésimo gol. Ele marcou um gol de pênalti contra o Vasco da Gama no Maracanã. É engraçado que Pelé mais tarde tenha admitido muitas vezes que era torcedor do Vasco, embora tenha jogado pelo Santos a vida toda.
Em 1970, Pelé finalmente se convenceu - foi persuadido a ir à quarta Copa do Mundo. E para o brasileiro de 30 anos, este torneio, que foi imediatamente considerado uma despedida, acabou por ser o melhor.

Primeiro jogo contra a Tchecoslováquia – vitória e assistência para Jairzinho. E nesse jogo Pelé quase marcou do meio do campo. E ficou para a história como “O gol que Pelé nunca marcou” - ele sonhava em marcar do círculo central.
Ctrl
Digitar
Comentários (0)
Acima desta categoria
Braziliyalı futbolçu Pele 83 yaşında vəfat edib Braziliyalı futbolçu Pele 83 yaşında vəfat edib
Pelé passou recentemente por tratamento após a remoção de um tumor cancerígeno. No início de dezembro, o seu estado...
21.03.24
396
0
Braziliyalı futbolçu Pele 82 yaşında vəfat edib Braziliyalı futbolçu Pele 82 yaşında vəfat edib
No outono de 2021, o jogador de futebol foi diagnosticado com um tumor no intestino grosso, após o qual foi submetido a...
21.03.24
388
0