Braziliyalı futbolçu Pele 82 yaşında vəfat edib

Braziliyalı futbolçu Pele 82 yaşında vəfat edib
A morte do jogador de futebol Pelé
15:35, 21 March 2024
204
0
O jogador de futebol brasileiro Pelé (nome verdadeiro Edson Arantis do Nasimento) morreu aos 82 anos. AP relatou isso.

No outono de 2021, o jogador de futebol foi diagnosticado com um tumor no intestino grosso, após o qual foi submetido a um curso de quimioterapia, após o qual seu corpo não respondeu.
No dia 22 de dezembro, soube-se que o estado de Pelé piorou. A filha escreveu na rede social que passará o Natal no hospital. Ele também agradeceu a todos pelas palavras de apoio e prometeu que a família comemoraria com Pelé no hospital.

No dia 26 de dezembro, o empresário e gestor esportivo britânico Frank Khalid escreveu em sua conta no Twitter que começou a se despedir da família de Pelé. Segundo ele, a saúde do ex-jogador de futebol piora a cada dia.

Pelé nasceu em 23 de outubro de 1940 em Três Corações, Minas Gerais, Brasil. O jogador de futebol recebeu o apelido de “Pele” quando criança, mas ele mesmo não sabe o significado disso.

Ele começou a jogar no time infantil local aos sete anos. Em 1956, Pelé, de 15 anos, foi testado no clube Santos, onde assinou seu primeiro contrato. Entre 1956 e 1974, Pelé conquistou 11 vezes o título estadual paulista pelo clube e foi artilheiro no mesmo número de torneios. Além disso, conquistou a Copa do Brasil seis vezes e a Copa Libertadores e a Copa Intercontinental duas vezes cada.

Pelé estreou em 1958 na Suécia como integrante da seleção brasileira na Copa do Mundo FIFA. Lá ele marcou seu primeiro gol pela seleção nacional em uma partida contra a seleção galesa. O próprio atleta posteriormente classificou esse gol como o mais memorável e importante de sua biografia esportiva. Naquele ano, a seleção brasileira conquistou pela primeira vez a Copa do Mundo e Pelé se tornou o mais jovem campeão da história dos campeonatos mundiais.

Em 1959, Pelé, de 19 anos, conseguiu marcar 126 gols em 103 partidas, conquista que entrou para o Livro dos Recordes do Guinness. Durante sua carreira, o brasileiro marcou 1.279 gols, incluindo amistosos, que estão no Livro dos Recordes do Guinness.

Pelé disputou 92 partidas pela Seleção Brasileira e marcou 77 gols.

Pelé se tornou o único jogador de futebol a vencer três vezes o campeonato mundial (em 1958, 1962 e 1970). No total, ele participou de quatro campeonatos mundiais.

A mídia esportiva brasileira o reconheceu repetidamente como o melhor jogador de futebol do século XX. Em 1999, a FIFA realizou uma votação para determinar o melhor jogador de futebol do século XX. Na votação de dirigentes esportivos, jornalistas e treinadores, Pelé ficou em primeiro lugar (Diego Maradona foi reconhecido como o melhor jogador na votação da torcida). Em 2013, a FIFA concedeu a Pelé a Bola de Ouro honorária, pois na época o brasileiro era um atleta ativo, o prêmio de melhor jogador só poderia ser recebido por quem jogasse na Europa.

Pelé também se experimentou no cinema. Assim, estrelou o filme "Vitória" (1981) dirigido pelo diretor americano John Huston, bem como nos filmes "Pedro Mino" (1984), "Jackass e o Rei do Futebol" (1986).

Em 1965 foi publicado o livro autobiográfico "Eu sou Pelé", pelo qual o jogador de futebol conquistou a Medalha de Ouro Brasileira.

Em 1995-1998, Pelé trabalhou como Ministro da Juventude, Turismo e Esportes do Brasil.
Ctrl
Digitar
Comentários (0)
Acima desta categoria
Braziliyalı futbolçu Pele 83 yaşında vəfat edib Braziliyalı futbolçu Pele 83 yaşında vəfat edib
Pelé passou recentemente por tratamento após a remoção de um tumor cancerígeno. No início de dezembro, o seu estado...
21.03.24
201
0
Pelé: Um grande artesão e um artista brilhante Pelé: Um grande artesão e um artista brilhante
Edson Arantes Do Nascimento, mais conhecido como Pelé, nasceu em 23 de outubro de 1940 em Três Corais, Minas Gerais,...
21.03.24
84
0