O Rei do Futebol: fatos interessantes sobre a vida de Pelé

O Rei do Futebol: fatos interessantes sobre a vida de Pelé
A vida e biografia de Pelé
15:02, 21 March 2024
79
0
O lendário jogador de futebol brasileiro e tricampeão mundial Pelé morreu hoje aos 83 anos. Por que Pelé é chamado de rei do futebol, qual o seu fenômeno e qual o seu papel no futebol mundial - em nosso material.

O grande Edson Arantis do Nascimento nasceu em uma família pobre, em uma pequena e velha casa de tijolos em Três Corações, Brasil.
O menino recebeu o nome de Edson em homenagem a seu pai, Thomas Edison, o inventor da lâmpada: pouco antes de seu filho nascer, a eletricidade foi cortada em sua cidade. A palavra correta é “Edson” sem o “e”. Embora a certidão de nascimento diga "Edison". Segundo Pelé, isso é errado e incomoda quando as pessoas tentam se referir a ele dessa forma, verbalmente ou por escrito.

É interessante que o tricampeão mundial considere um dos principais prêmios de sua vida não um gol marcado, mas uma medalha do Ministério da Educação do Brasil. Ele conseguiu porque depois que as memórias do jogador de futebol "Eu sou Pelé" foram publicadas, muitos brasileiros analfabetos começaram a aprender a ler.

Pelé é uma lenda do futebol. Ele é o único jogador de futebol do mundo a vencer a Copa do Mundo três vezes como jogador. Ninguém mais poderia repetir uma conquista tão lendária (1958, 1962, 1970).

Além disso, o melhor jogador brasileiro de todos os tempos detém o título de melhor jogador de futebol do século 20, segundo a FIFA. Além disso, segundo o Comitê Olímpico, Pelé é o melhor atleta do século XX.
Durante sua carreira, Pelé jogou pelos clubes Santos e New York Cosmos, e também disputou 92 partidas pela Seleção Brasileira e marcou 77 gols. No total, ele marcou 1.289 gols em 1.363 partidas durante sua carreira.

Início real

Embora Pelé tenha perseguido a bola em trapos na rua, ele conseguiu avançar graças ao talento e à perseverança. Sua carreira começou aos 16 anos, quando o treinador levou o jogador para um campo de treinamento. Ele já marcou no primeiro jogo e assinou contrato com o time. Poucos meses depois, foi convidado para a seleção nacional e, quando voltou para casa após a Copa do Mundo de 1958, todo o planeta sabia seu nome. Por sua contribuição para o desenvolvimento do esporte e seu jogo incomparável em campo, Pelé recebeu o apelido de “Rei do Futebol”. Com sua participação, a Seleção Brasileira se tornou um time profissional capaz de competir com os melhores clubes de futebol do mundo. Os brasileiros o consideram um verdadeiro herói e um símbolo do país, que elevou o futebol a um novo patamar.

O árbitro foi expulso por causa de Pelé

No dia 18 de junho de 1968, o Santos disputou um amistoso com a seleção colombiana em Bogotá. O juiz Guillermo Velasquez foi o árbitro e auxiliou o árbitro. O clímax veio quando, com o placar de 1 a 1, o próprio Edson Arantes do Nascimento manifestou seu discreto descontentamento com o caos criado pelo árbitro e foi imediatamente expulso. Se fosse outro jogador, o público não se importaria. Mas foi Pelé. E o descontentamento dos torcedores nas arquibancadas cresceu. Maçãs, garrafas e até pedras foram atiradas no árbitro. Como resultado, provavelmente pela primeira vez na história do futebol... o árbitro foi expulso. Em vez disso, o auxiliar saiu, trocou a bandeira pelo apito e devolveu Pelé a campo na primeira decisão. Ele marcou, o Santos venceu por 3 a 1 e a partida entrou para a história.

Partida de despedida

Aos 35 anos, decidiu abandonar para sempre o seu esporte preferido. Pelé jogou pela última vez como principal atacante do Brasil em 1974. Mas em 1975, ele assinou contrato com o New York Cosmos Football Club.
No primeiro dia de outubro de 1977, aconteceu um acontecimento inédito no mundo do futebol: dois times importantes para Pelé entraram em campo no estádio nova-iorquino: seu país natal, o Santos e o Cosmos. Qual lado Pelé escolheu? A lenda do futebol fez do seu jeito: jogou no Cosmos no primeiro tempo e no Santos no segundo. Pelé marcou o último gol 1.281 de sua carreira contra seu clube de origem, onde jogou por 18 anos.
Ctrl
Digitar
Comentários (0)
Acima desta categoria
Segundo o FourFourTwo, Pelé é o melhor jogador da história da Copa do Mundo, Mbappe está em 7º, Ronaldo não está entre os 33 primeiros. Segundo o FourFourTwo, Pelé é o melhor jogador da história da Copa do Mundo, Mbappe está em 7º, Ronaldo não está entre os 33 primeiros.
O portal de notícias e estatísticas FourFourTwo apresentou os 10 melhores jogadores da história dos campeonatos...
21.03.24
5 426
4
Pelenin rekordu: Braziliya əfsanəsini futbol kralına çevirən qolların sayı Pelenin rekordu: Braziliya əfsanəsini futbol kralına çevirən qolların sayı
Dünyaca Pele kimi tanınan Edson Arantes do Nascimento, tarixin ən böyük futbolçusudur. Bu gün, dekabrın 29-da məşhur...
21.03.24
62
0