Pelé: Um grande artesão e um artista brilhante

Pelé: Um grande artesão e um artista brilhante
A morte do jogador de futebol Pelé
14:34, 21 March 2024
291
0
Edson Arantes Do Nascimento, mais conhecido como Pelé, nasceu em 23 de outubro de 1940 em Três Corais, Minas Gerais, Brasil. O maior jogador de futebol do mundo nasceu em uma família pobre. O futebol era uma das atividades preferidas do menino. O pai de Pelé, Dondinho, foi um jogador de futebol muito talentoso na década de 40 do século XX. Ele se tornou o primeiro treinador e torcedor mais leal de seu filho.

Aos 7 anos começou a jogar no time infantil da cidade de Pelé. Seu jogo se destacou pela extraordinária diversão e eficiência ofensiva, que se tornou o “cartão de visita” de toda a sua carreira futebolística.

O início da carreira esportiva de Pelé

A equipe de Pelé foi treinada por Voldemar De Brito, ex-jogador da Seleção Brasileira, e ele organizou um teste para o jovem talento no clube santista de São Paulo. Este clube será o principal clube da vida de Pelé. Jogou 18 temporadas no Santos!

Pelé estreou no Santos em setembro de 1956, aos 15 anos! Isso aconteceu na partida entre o “Santos” e seu principal rival, o “Corinthians”. Pelé marcou na estreia. Curiosidade: Como integrante do Santos, Pelé conquistou 11 vezes o campeonato estadual de São Paulo.

É interessante que nosso herói tenha sido o artilheiro deste torneio em todas as temporadas em que seu time venceu. Em 1962 e 1963, Pelé e seus companheiros conquistaram a principal taça de clubes da América do Sul - a Copa Libertadores e a Copa Intercontinental. Nosso herói é seis vezes campeão da Copa do Brasil.

A carreira de Pelé na Seleção Brasileira não foi menos marcante. Pelé é o único tricampeão mundial na história do futebol. Ganhou o principal prêmio do futebol mundial em 1958, 1962 e 1970.

Pelé estreou na seleção brasileira em 1957, aos 16 anos, em partida contra a Argentina! E um ano depois, o técnico da seleção brasileira, Vicente Feola, criador do famoso esquema tático 4-2-4, levou o jovem talento à Copa do Mundo da Suécia, onde Pelé fez uma verdadeira descoberta.

Apesar de Pelé ter jogado lesionado na Suécia, o seu primeiro grande torneio foi um incentivo para o nosso herói. Na partida contra a seleção da URSS, Pelé participou do time titular, marcou um gol contra a seleção galesa nas quartas de final e marcou 2 gols contra os suecos, anfitriões do torneio, na final! O Brasil venceu por 5 a 2 e sagrou-se Campeão Mundial pela primeira vez em sua história.

Dois dos maiores gênios do futebol, Pelé e Maradona

Imediatamente após o torneio sueco, os dirigentes do Santos perceberam que o talento de Pelé tornaria o clube famoso. Eles organizaram uma turnê mundial, onde o time disputava duas ou três partidas por semana, e por causa do jogo brilhante de Pelé e dos altos preços dos ingressos, o clube recebeu dinheiro que lhes permitiu fortalecer o time.

A próxima temporada de 1959 foi verdadeiramente única para o nosso herói. Pelé marcou 125 gols em 103 amistosos e partidas oficiais!

Em 1962, Pelé não conseguiu se apresentar bem no Mundial realizado no Chile.

Ele marcou um gol impressionante na partida da fase de grupos contra o México, mas uma lesão subsequente o descartou. Isso não impediu que os brasileiros se sagrassem campeões mundiais pela segunda vez consecutiva, vencendo a seleção tchecoslovaca pelo placar de 3 a 1. É interessante que o lendário árbitro soviético Nikolay Gavrilovich Latyshev tenha conseguido essa partida.

Na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, Pelé não pôde mostrar todo o seu potencial devido a uma lesão, os brasileiros perderam para a seleção húngara na primeira rodada dos playoffs, mas o destino foi favorável a Pelé. A próxima Copa do Mundo de 1970 foi um verdadeiro benefício para o nosso herói, que naquela época criou outra conquista única - Pelé se tornou o primeiro jogador na história do futebol a marcar mais de 1.000 gols em sua carreira!

Pelé marcou seu milésimo gol em 19 de novembro de 1969, de pênalti, contra o Vasco da Gama, contra o Santos. O Ministério das Comunicações do Brasil emitiu um selo postal exclusivo dedicado a este evento, e o clube santista comemora o dia 19 de novembro como o Dia do Pelé todos os anos.

A Copa do Mundo de 1970 foi realizada no México e foi um triunfo para a seleção brasileira e para Pelé pessoalmente. Muitos especialistas ainda consideram a Seleção Brasileira de 1970 o melhor time da história do futebol mundial! Os brasileiros passaram todo o torneio sem derrotas e derrotaram a seleção italiana na final (4:1).
O último torneio de Pelé
O Brasil sagrou-se Campeão Mundial pela 3ª vez em sua história e recebeu o principal prêmio do futebol mundial - a “Copa Jules Rimet” pela sua preservação eterna. No México, é simbólico que Pelé tenha marcado o 100º gol da seleção brasileira na fase final da Copa do Mundo.

No total, Pelé disputou 14 partidas no Mundial e marcou 12 gols! No total, Pelé marcou 77 gols em 92 jogos pela seleção! Esse resultado ainda é um recorde para a seleção brasileira!

Em 1974, Pelé terminou de jogar pelo Santos e pela Seleção Brasileira, mas 18 meses depois "se desafiou com um novo desafio". Em 1975, Pelé foi para os Estados Unidos, onde assinou contrato com o clube Cosmos de Nova York. Ele se tornou uma grande estrela na recém-formada Liga Norte-Americana de Futebol da noite para o dia.

Durante o discurso de Pelé nos Estados Unidos, o número de espectadores no campeonato nacional aumentou 10 vezes! O acontecimento mais memorável da etapa norte-americana da carreira do nosso herói foi a última partida oficial: “Estava chovendo, mas os 75.646 espectadores que lotaram as arquibancadas do New York Giants Stadium olharam para ele sem sentir nada ao seu redor... E , percebendo que havia rasgado um pedaço de si mesmo, ele se retraiu:

"Estou feliz por estar com você no melhor momento da minha vida. Acredito que o amor é a coisa mais importante da vida. Se você concorda comigo, repita esta palavra comigo." A palavra amor brilhou na placa e Pelé ouviu milhares de pessoas cantando com ele: “Amor! Amor! Amor!"

Tudo isso foi tão inusitado e impressionante que Pelé cobriu o rosto com as mãos e começou a soluçar.

No dia 1º de outubro de 1977, somando aos seus títulos o título de campeão norte-americano, Pelé fez uma partida de despedida - jogou metade pelo clube Santos e pelo clube Cosmos. No total, Pelé marcou 1.281 gols registrados oficialmente em 1.363 partidas durante sua carreira.
Ctrl
Digitar
Comentários (0)
Acima desta categoria
Braziliyalı futbolçu Pele 83 yaşında vəfat edib Braziliyalı futbolçu Pele 83 yaşında vəfat edib
Pelé passou recentemente por tratamento após a remoção de um tumor cancerígeno. No início de dezembro, o seu estado...
21.03.24
511
0
Braziliyalı futbolçu Pele 82 yaşında vəfat edib Braziliyalı futbolçu Pele 82 yaşında vəfat edib
No outono de 2021, o jogador de futebol foi diagnosticado com um tumor no intestino grosso, após o qual foi submetido a...
21.03.24
461
0